FANDOM


Galeria de Imagens Episódio Assista o Episódio
Spontaneous Combustion
3x02 Spontaneous Combustion

Estréia:

14 de abril de 1999

Dirigido por:

Matt Stone

Temporada:

03

É o segundo episódio da Terceira Temporada  e o episódio 33 no total. Foi exibido pela primeira vez em 14 de abril de 1999 no Comedy Central.

  100px-SPW pic -- Spoiler Spoilers!!
Este artigo contém informações  que revela detalhes da trama sobre um episódio.



Sinopse Editar

Kenny entra em "Combustão Espontânea". A prefeita pede a Randy Marsh para encontrar uma solução. Os meninos tentam ajudar o pai de Kyle a conseguir uma ereção. Uma maneira que os meninos encontram de ajudá-lo é refazendo os passos da Paixão de Cristo na igreja, crucificando Cartman e esperando três dias pela "res-ereção". Randy Marsh descobre que a razão pela qual todo mundo está entrando em combustão é porque eles estão prendendo os gases.

HistóriaEditar

3x02 Kenny Dies

Os garotos estão tentando comprar uma "ereção" para o pai de Kyle ,mas são expulsos de todas as lojas quando perguntam o que é isso. Kyle está fazendo isso porque ouviu sua mãe reclamar que seu pai não estava tendo ereções. Enquanto caminha pela rua, Kenny de repente pega fogo e é reduzido a uma pilha de cinzas. Os moradores da cidade testemunham isso e reconhecem como combustão espontânea, levando o medo a se espalhar pela cidade. Depois de muitos outros casos, a prefeita encarrega Randy Marsh de descobrir o que realmente está acontecendo porque ele é o único cientista na cidade, mesmo sendo geólogo.

3x02 Church

Na igreja, a cidade lamenta a morte de Kenny, enterrando o que sobrou de seu casaco queimado. Depois disso, o padre Maxi diz aos meninos que ele não os viu na igreja recentemente, apesar de Kyle ser judeu. Ele então pede que eles façam uma peça na ingreja sobre estações da cruz . Maxi insiste que o fenômeno da combustão é a punição de Deus pelo fracasso de todos em frequentar a Igreja regularmente. Enquanto aprendem sobre as estações da cruz, os meninos descobrem que Jesus teve uma ressurreição, que Kyle confunde por "ressuereção". Cartman quer interpretar Jesus após repetidas alegações de que ele não poderia desempenhar qualquer outro papel. Enquanto isso, outras pessoas sofrem de como combustão espontânea.

3x02 Randy Won

Os garotos fazem a apresentação na igreja e após a apresentação, os meninos pegam a cruz com Cartman preso e a colocam do lado de fora da igreja, e largam Cartman, para que ele morra na cruz para que ele consiga a "ressuereção" para poder dar ao pai de Kyle. Ao ouvir que Kenny estava passando tempo com sua namorada, Kelly (apresentada no episódio anterior), Randy descobre que a combustão espontânea é causada por pessoas que não soltam gases o suficiente, e as pessoas com namorado ou namorada são as vítimas mais prováveis ​​porque tentam ser menos flatulentas quando estão perto. Ele aconselha os moradores a peidar regularmente. Todo mundo começa a amar Randy que é premiado e elogiado pela cidade. Por isso, ele ganha o Prêmio Nobel e uma estátua é feito para ele, muito para a ira do único outro cientista de South Park, Dr. Mephesto , que queria ganhar o prêmio por criar uma tartaruga de Galápagos com sete bundas, ele então trama vingança.

3x02 Cartman

Cartman está a dias preso na cruz e exige desesperadamente que seus amigos o tirem de lá, mas eles não o soltam e fala que se ele morrer e voltar igual a Jesus, ele terá os mesmos poderes que ele, o que deixa animado para usar seus poderes contra Stan e Kyle. Com o tempo passando Cartman não aguenta mais e está ficando chateado e cansado que Stan e Kyle não vão soltá-lo, chegando até a alegar que sua mãe está preocupada e "chamando" por ele. Ele tenta pedir ajuda ao policial Barbrady, mas não adianta muito. Em um determinado momento, Chef o encontra e o tira de lá, no carro Cartman diz que vai meter a porrada em Stan e Kyle, mas Chef o informa que algo vai deixá-lo muito irritado, ele ainda está preso na cruz e isso é um sonho. Cartman acorda preso na cruz frustrado.

3x02 Randy and Garrison

Outra crise surge, quando uma onda de calor atinge a cidade, e novamente Randy é contratado para descobrir a causa. No entanto, Mephisto se vinga. Ele descobre que é o gás metano de todos os peidos que levaram ao aquecimento global, a quantidade extrema de peidos contribuiu para um buraco na camada de ozônio que começa a fazer a temperatura subir drasticamente na cidade. Randy, culpado pela crise, é destituído de seu Prêmio Nobel, e apedrejado e forçado a andar pela cidade com sua própria estátua nas costas, sendo negado por seus amigos (como Jesus estava nas estações da Via Sacra). Enquanto isso, o pai de Kyle consegue ter uma ereção, depois de ver algumas atraentes jovens clientes se despirem em seu consultório (para mostrar a ele que podem estar com câncer de pele pelo qual elas alegam que Randy seja responsável); depois de dizer a Kyle tudo vai ficar bem, Kyle está tão feliz por seu pai que ele se esquece de Cartman na cruz ainda está esperando por sua "ressuereção". ..

3x02 Randy, Kyle and Stan

Randy não quer tentar encontrar uma solução para seu problema, já que todas as pessoas na cidade ainda o odiariam, mesmo que ele conseguisse resolver o enigma da combustão/aquecimento global. No entanto, Stan diz a ele que ele aprendeu algo das Estações da Cruz: Mesmo que Jesus fosse odiado por todas as pessoas que ele conhecia e negava por seus amigos, ele ainda fazia o que tinha que fazer e, enquanto estava morrendo, levantou seu direito e afirmou: "As necessidades dos muitos superam as necessidades dos poucos", que Kyle mais tarde aponta é uma citação de Star Trek II: A Ira de Khan). Depois de passar por uma extensa pesquisa, Randy descobre que as pessoas precisam peidar apenas com moderação para lutar contra o aquecimento global. Isso funciona bem, e ele acaba ganhando os elogios da cidade novamente, e recebe seu Prêmio Nobel três semanas depois, quando os meninos de repente lembram que deixaram Cartman na cruz por tanto tempo.

3x02 Cartman in the End

Eles correm para pegá-lo e o encontram ainda vivo, ele sobreviveu três semanas em sua gordura e agora está incrivelmente magro. Irritado, Cartman então diz (com uma voz estridente) que assim que ele conseguir sair, ele chutará os dois no saco.

ProduçãoEditar

"Combustão Espontânea" foi escrito pelos criadores de South Park Trey Parker e Matt Stone , e pelo escritor David Goodman, e dirigido por Matt Stone. O episódio foi inspirado em parte pelos eventos da Estações da Cruz (a representação da Paixão de Jesus Cristo) que Parker viu quando criança. Ele e Matt acharam engraçado o fato de crianças pequenas na igreja assistirem e reencenarem esses eventos, especialmente a crucificação de Jesus. Stone, um judeu agnóstico, nunca tinha ouvido falar da Estações da Cruz até que Parker explicou a ele durante uma reunião, a qual Stone disse: "Eu apenas pensei que era a coisa mais engraçada de todas". Ao fazer o episódio, Parker e Stone estavam simultaneamente fazendo o filme, South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes. A dupla trabalharia em "Combustão Espontânea" em um estúdio, depois ia para um estúdio maior para trabalhar no filme. Os executivos da Paramount Pictures não ficaram satisfeitos com o acordo e preferiram que Parker e Stone parassem de trabalhar na série para se concentrar no filme.

Ao escrever o episódio, Parker e Stone consultaram regularmente Anne Garefino , produtora executiva de South Park e católica praticante; Stone disse que Garefino era uma "boa esportista" e não se ofendeu com as piadas do programa sobre o catolicismo. Parker também disse que os elementos da série sobre a flatulência que causam a combustão espontânea resultaram de sua própria convicção de que segurar os peidos pode de fato causar a combustão espontânea dos seres humanos. Parker disse: "Eu sinceramente acho que pode ser o que a combustão espontânea é porque eu vi alguns caras acender seus peidos, e as bolas de fogo eram grandes. E isso foi apenas um peido. Estou falando sério, eu acho que é totalmente possível."

Além disso, crucificar Cartman era um conceito que Matt e Trey queriam fazer desde o começo da série.


TemaEditar

O episódio satiriza a religião de mais maneiras do que a reconstituição das estações da cruz. Uma oração da igreja, na qual o padre reza pelo sucesso do Denver Broncos, um time de futebol americano da NFL, também tem sido descrito como uma sátira na forma como o esporte pode assumir um status religioso devido à seriedade com que os fãs o consideram. O padre também sugere que Kenny poderia não ter sido morto se os residentes de South Park tivessem frequentado a igreja com mais regularidade, o que satiriza o uso da culpa para encorajar a participação na religião; isso é mais uma vez demonstrado pelo comentário do Sr. Garrison : "Oh, aqui vem a viagem da culpa".O escritor religioso Michel Clasquin disse que o episódio também demonstra a maneira pela qual as pessoas" seguem os movimentos certos "praticando religião frequentando a igreja, mas desconsideram a religião em suas vidas cotidianas; ele cita o exemplo de quando Stan pergunta a seu pai onde sua cópia da Bíblia está, ele diz que está no sótão "com os velhos LPs". Clasquin disse que "Combustão Espontânea" também demonstra a facilidade com que as pessoas misturam suas convicções religiosas com lições da cultura pop, particularmente com a confusão de um trecho bíblico com Star Trek que Stan faz. No entanto, Clasquin disse que Stan finalmente aprende lições de sacrifício e altruísmo da história da crucificação de Jesus, então o episódio finalmente confirma alguns dos aspectos mais positivos da religião e do cristianismo.

O episódio também satiriza a pretenciosidade adulta, um tema comum nos episódios de South Park, retratando as crianças como mais sábias e mais razoáveis ​​na busca de uma solução para o problema da combustão espontânea. Embora os adultos sigam as tendências e soluções que contradizem o senso comum, ou seja, evitando a combustão espontânea ao passar o gás em todos os momentos, apenas as crianças são capazes de encontrar uma solução razoável no meio de dois extremos: só passando gás quando absolutamente necessário ou quando for "muito, muito engraçado".

Referências CulturaisEditar

Stan diz que Jesus disse a seus seguidores que "as necessidades dos muitos superam as necessidades de poucos". Spock disse isso a Kirk no filme de 1982, Star Trek II: A Ira de Kahn.

O pai de Stan entra em uma estranha sequência de sonhos, durante a qual ele e os garotos são perseguidos por alguém em uma máscara e, incongruentemente, acabam tocando em uma banda pop. A música e montagem é uma paródia de números musicais vistos em The Monkees. Como a pessoa na máscara persegue-os através de várias portas é semelhante às cenas ilógicas encontradas nos desenhos de Scooby Doo .

Todo o sermão do Padre Maxi no funeral de Kenny é sobre o time de futebol americano Denver Broncos. Ele começa com "Senhor, embora tenhamos perdido Neil Smith para libertar a agência e Steve Atwater para os Jets". Neil Smith foi o defensivo final de Broncos até 1999, quando se tornou um agente livre. Steve Atwater deixou a equipe para se juntar ao New York Jets. A oração terminou com a igreja dizendo que o bronco do elogio "Vai Broncos".

A cena em que o pai de Stan é forçado a arrastar uma estátua de si mesmo pela cidade é uma recriação das estações da Via Sacra. A estátua é inspirada no David de Michelangelo, mas tem o rosto de Randy.

Há um comercial de rádio onde o ex-candidato à presidência e o senador americano Bob Dole se gaba de como conseguir uma ereção. Em 1999, Bob Dole tornou-se um porta-voz da Pfizer, a farmacêutica que produz o Viagra. Ele falou em apoio ao combate à disfunção erétil.


O prêmio Nobel neste episódio é uma paródia do Oscar, o prêmio anual de filmes. A atriz Whoopie Goldberg, que na vida real recebeu vários prêmios da Academia, incluindo o ano em que este episódio foi feito, apresenta um discurso dizendo repetidamente que "os republicanos são tão estúpidos". O Ator Nick Nolte também apresenta no show de premiação, dando um discurso chato e elaborado.

No discurso de Randy sobre o efeito desastroso da combustão espontânea, ele fecha com uma foto de Jocelyn Wildenstein, uma socialite suíço-americana mais conhecida por suas horrendas quantidades de cirurgia plástica.

RecepçãoEditar

Muitos críticos recomendaram o episódio enquanto comentavam simultaneamente sobre seu material ofensivo. Peter Lalor do The Daily Telegraph descreveu como "outro episódio altamente recomendado, embora se você tem valores cristãos sensíveis talvez seja melhor perder este episódio". Paul Thompson, do Waikato Times , elogiou o episódio e disse que "tinha todos os ingredientes do programa: crianças detestáveis, adultos hipócritas e humor farpado". Robert Bianco, do USA Today, recomendou o episódio, mas disse que "quase certamente ofenderia grandes segmentos da população", especialmente por sua interpretação das Estações da Cruz. Embora a brisa diária recomendou o episódio, eles disseram que provou, "bobagem e escandaloso continuam a ser cartão de visita deste desenho animado".

Doug Pratt, um revisor de DVD e colaborador da Rolling Stone , deu à "Combustão Espontânea" uma revisão negativa; ele disse "Claro, é engraçado se você gosta de piadas de peido, mas suas aspirações são limitadas". O Chicago Tribune incluiu "Combustão Espontânea" em uma lista de sete episódios de South Park, ilustrando a tendência do programa em lidar com assuntos controversos, particularmente no que diz respeito à religião.


Curiosidades Editar

  • Kenny morreu de não peidar na frente de sua namorada Kelly do episódio anterior.
  • Diretor Barbrady reconhece a cruz como a letra "t" (em minúsculas), marcando seu primeiro exemplo conhecido de que lia desde " Chickenlover ".
  • Família Kenny McCormick parece entediado em seu funeral, incluindo o seu irmão dormindo e seu pai olhando para uma revista Gazongas. Sua mãe é a única a chorar.
  • Quando Kyle, Stan e Randy trabalham juntos para chegar a uma solução para o problema de combustão/aquecimento global, é feito na forma de uma montagem musical. A música e a montagem é uma paródia de números musicais comumente visto no programa de TV, The Monkees. O monstro perseguindo-os através de vários quartos é um clichê comum encontrada na série de desenhos animados Scooby-Doo .


A morte do Kenny Editar

Kenny morreu de não peidar na frente de sua namorada Kelly do episódio anterior.

Guia de Episódios da Terceira Temporada

1. Floresta Tropical
2. Combustão Espontânea
3. Succubus
4. Tweek vs. Craig
5. Jakovasaurs
6. O Panda do Assédio Sexual
7. Orgia Felina
8. Dois Caras Nus Numa Banheira Quente
9. Jewbilee

10. Chinpokomon
11. Starvin Marvin no Espaço
12. Mistério dos Piratas Fantasmas
13. Conectado ao Macaco Fonético
14.O Emblema Vermelho da Viadagem
15.Os Clássicos de Natal do Mr. Hankey
16. Você Está Aí Deus? Sou Eu, Jesus
17. Conserto ao Nível Mundial

3dvd