FANDOM


Galeria de Imagens Episódio Assista o Episódio
Ike Wee Wee
IkesWee06

Estréia

27 de maio de 1998

Dirigido Por:

Trey Parker e Matt Stone

Temporada:

02

É o quarto episódio da segunda temporada  , e o episódio 17 em geral de South Park.

  100px-SPW pic -- Spoiler Spoilers!!
Este artigo contém informações  que revela detalhes da trama sobre um episódio.

Sinopse Editar

o Sr. Mackey dá uma conferência de prevenção de drogas e álcool, intitulado "As drogas são ruins", Enquanto Kyle e os meninos descobrir o que significa ser circuncidado, eles tentam salvar Ike desse destino.

HistóriaEditar

2x04 Mackey

Sr. Mackey dá uma palestra sobre prevenção de drogas e álcool intitulada "as drogas são ruins", enfatizando os efeitos negativos do fumo, da bebida, da maconha e do LSD, enquanto as crianças não tão sutilmente zombam da maneira distinta de Mackey de falar. A apresentação é pouco informativa, consistindo no seguinte formato repetido para cada assunto: "X é ruim, você não deveria fazer X, Mkay." O Sr. Mackey passa uma amostra de maconha ao redor da sala para que as crianças possam aprender seu cheiro e detectar se seus amigos estão fumando maconha e ficar longe disso. Kyle, enquanto isso, convida Stan , Kenny e Cartman para o bris de Ike, embora ele não tenha certeza do que é um bris. O Sr. Mackey então pede que a maconha seja passada de volta para a frente, mas ela desapareceu. As crianças são revistadas pela polícia, mas a erva não aparece. Sr. Mackey é imediatamente demitido pela Diretora Victoria. (É então mostrado que o Sr. Garrison está assistindo os Teletubbies em casa enquanto está drogado).

2x04 High

Depois de conversar com Chef e checar com outras cinco pessoas, Stan diz a Kyle o que (ele acredita) que é um bris - uma festa para dar a Ike uma "circuncisão" e "cortar seu bombeirinho!" e os meninos estão chocados. Kyle pergunta a seus pais o que é um bris; eles explicam que é "para comemorar a passagem do seu irmãozinho para a vida", e eles vão circuncidá-lo - ainda assim, mal-entendido, Kyle fica extremamente chateado e começa a planejar como esconder seu irmão dos pais até que eles voltem ao normal. Enquanto isso, o Sr. Mackey é ridicularizado por motoristas que passam, então ele corre para um bar próximo para escapar e acaba se embebedando. De volta à sua casa, ele descobre que o senhorio mudou as fechaduras porque o Sr. Mackey não pagou o aluguel por dias e também ouviu que o Sr. Mackey foi demitido por vender drogas para crianças. Agora o Sr. Mackey foi despejado e desabrigado e dormindo em um beco, o Sr. Mackey usa drogras de um vagabundo, e vê o beco se transformar em um lugar brilhante com tons neon. No dia seguinte, o Sr. Mackey encontra dois hippies na floresta e usa um pouco de LSD, transformando a cabeça em um balão flutuante - nesse estado viciado em drogas, ele flutua pela cidade.

2x04 Funeral

Para mantê-lo longe de seus pais, Kyle coloca Ike em um trem para Nebraska. Kyle faz um boneco igual ao Ike, para tentar não despertar suspeitas de seus pais, mas isso não funciona quando o boneco é comido por um cachorro, que é atropelado por um caminhão em frente à casa dos Broflovskis. É no funeral que Kyle descobre que Ike não é seu irmão biológico, mas foi adotado do Canadá. Ao descobrir isso, Kyle decide que Ike não é seu "irmão verdadeiro" e ele decide não se importar mais com ele; Ele então diz a seus pais que Ike não está morto, mas em Nebraska. O Sr. Mackey, agora é um hippie, conhece uma mulher hippie e pinta a mão em sua casa - em pouco tempo, eles decidem se casar e ter uma lua de mel na Índia. Enquanto isso, os pais de Kyle o fazem ir com eles para Nebraska para encontrar Ike - eles descobrem que ele é usado como uma perna de mesa em um bar. Quando Kyle continua se recusando a tratar Ike como seu irmão, ele é castigado por seus pais.

2x04 Ike and Kyle

Durante a lua-de-mel, o Sr. Mackey é capturado pelo Esquadrão Classe A e seus antigos empregadores que dizem que deveriam tê-lo ajudado com o problema de drogas, em vez de demiti-lo. Mackey protesta, dizendo que gosta de sua nova vida e que não usa drogas desde sua primeira experiência em South Park. Ninguém escuta e o põe em reabilitação na Betty Ford Clinic , ele está "curado" de seu vício em drogas. Chega o dia dos bris e Kyle ainda está de castigo e está amuado em seu quarto. Ike tenta voltar a ter o amor de Kyle, mostrando fotos de sua família e usando seu distintivo chapéu verde. Quando o Dr. Schwartz chega para o bris, Ike foge para o quarto de Kyle em terror. Ver Ike aflito provoca uma mudança no coração de Kyle, e ele defende seu irmão ferozmente antes de ser explicado a ele o que uma circuncisão realmente é, "cortar um pouco do pênis para parecer maior", no qual Stan e Cartman decidem querer fazer também. Ike é circuncidado e sai bem, para o alívio de Kyle. O episódio termina com o Sr. Mackey dizendo à classe novamente sobre os males das drogas, com as crianças tirando sarro dele novamente; tudo está de volta ao "normal", ou tão normal quanto nunca em South Park.

ProduçãoEditar

O episódio foi escrito e dirigido pelo co-criador da série Trey Parker. A cena em que o Sr. Mackey perde o cigarro de maconha na aula foi inspirada por um evento real da vida de Parker, onde um conselheiro entrou em sua classe na sétima série e passou um maconha acesa, que então desapareceu."Isso realmente aconteceu comigo. Na sétima série, eu tive um conselheiro que veio para a aula e passou maconha. Ele acendeu para que todos pudessem ver como cheirava e ficar longe dela, e então desapareceu. E ele estava tipo, "Onde está agora? Quem está com ela agora? Você pode por favor passar de volta para a frente." Então eu acabei de escrever essa experiência, que se tornou aquela cena ". No início e no final do episódio, há cenas em que as crianças imitam a voz do Sr. Mackey, enquanto ele está alheio ao fato de que ele está sendo ridicularizado. Parker e seus colegas costumavam fazer o mesmo com seu conselheiro na escola secundária , que serve de inspiração para o personagem de Mackey.

Parker disse que estava especialmente orgulhoso da fala do Chef, "Há um tempo e um lugar para tudo, e é chamado de faculdade", algo em que Parker acredita, observando que se ele tivesse um filho, ele lhe diria: "Faça o que for você quer, espere até a faculdade porque você não sabe o que está acontecendo agora. " A fala de Chef mais tarde retornaria no episódio da quarta temporada " A Conspiração da Fada dos Dentes 2000 ".

O episódio introduziu a história de fundo de Ike como uma criança canadense adotada pelos Broflovskis. Desde que os personagens recorrentes Terrance e Phillip foram estabelecidos para serem canadenses no final da primeira temporada, " A mãe do Cartman é uma vaca ", e na estréia da segunda temporada , " Terrance and Phillip in Not Without My Anus", todos os personagens canadenses em South Park compartilharam o mesmo design simplista: ter olhos redondos simples e uma cabeça flexível composta de duas metades. Enquanto Ike esteve no show desde o seu primeiro episódio, os escritores originalmente não sabiam que ele seria canadense; ele foi feito retroativamente baseado em sua semelhança visual com Terrance e Phillip. o passado de Ike iria desempenhar um papel importante no filme South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes , que envolve uma guerra de americano e canadense, bem como em futuros episódios da série, tais como a episódio da sétima temporada , "É Natal no Canadá ", no qual os pais biológicos de Ike o levam para longe dos Broflovskis e o trazem de volta ao Canadá.

TemasEditar

O episódio levanta a questão de quem realmente pode ser considerado uma família. No início, a ideia implícita de Kyle é que a família consiste em "aqueles por quem nos importamos que são relacionados pelo sangue". Com base nessa visão da família, ele não sente mais a necessidade de ajudar Ike quando ele descobre que eles não estão relacionados pelo sangue. Conforme a história avança, Kyle questiona suas crenças iniciais e forma a moral central do episódio dizendo que "a família não é sobre o sangue de quem você tem. É sobre quem você se importa". Assim, a visão reformada de Kyle da família inclui não apenas seu irmão adotivo, mas também seus amigos.

A subtrama de "Ike's Wee Wee" satiriza certas subculturas de drogas , bem como o uso de drogas e atitudes sociais em relação aos usuários de drogas.O episódio retrata a falta de conhecimento real sobre o uso de drogas e dependência do Sr. Mackey.

Referências CulturaisEditar

Parte do episódio gira em torno da prática da circuncisão masculina religiosa no judaísmo , e a cerimônia relacionada chamou o brit milah ou bris, e a má interpretação dos meninos da tradição. Os garotos acreditam que a circuncisão implica o corte do pênis, ao qual Cartman chama de "bombeirinho". A cannabis é também referida por vários nomes, incluindo ervas daninhas , erva, maconha e marijuana, em que o Sr. Mackey pronuncia constantemente a letra j como / d /(como em jew, judeu em inglês ), o que faz com que Kyle pronuncie erroneamente a droga como "casamento-judeu quer" (mary-jew wanna).

O uso de drogas é frequentemente retratado em conjunto com a subcultura hippie , através de personagens hippies, como os dois adolescentes que dão LSD a Mackey, e a mulher com quem ele faz amizade e acaba se casando. Jimbo e Cartman usam o termo hippie pejorativamente. Durante a discussão, Jimbo diz a Mackey que ele deveria ir a um show do Grateful Dead , para o qual Mackey diz que ele não pode, já que Jerry Garcia está morto. Em duas ocasiões, o episódio mostra pessoas assistindo Teletubbies enquanto estavam com maconha ou em reabilitação. Em seu discurso de prevenção às drogas, Mackey afirma que o LSD ficou famoso por John Lennon e Paul McCartney , ex-membros dos Beatles . Tanto Lennon quanto McCartney são conhecidos por terem experimentado a droga.

Enquanto caminhava para casa, o Sr. Mackey cantou bêbado a música de 1983 de Pat Benatar " Love Is a Battlefield ". Durante o suposto funeral de Ike, um jogador de gaita -de- foles começa a tocar a canção folclórica hebraica " Hava Nagila ". Nos funerais, o padre usa a frase "Cinzas a cinzas, pó a pó", do serviço funerário anglicano . Quando as pessoas da cidade começam a perseguir Mackey, uma delas grita: "Agora vemos o que você e Homer Simpson têm em comum ... D'oh!". Isso faz referência ao famoso bordão de Os Simpsons , " D'oh! ". Na casa de Kyle, os pais de Kyle oferecem aos meninos um prato chamado "GaHekgafuga", que não é um prato verdadeiro. Quando Mackey está na Índia, ele é capturado por membros do A-Team e levado embora em sua van. Mackey é levado para a reabilitação na Betty Ford Clinic, que é baseada em um hospital da vida real .

Um dispositivo de enredo comum é referenciado, onde um anjo de ombro (representa consciência ) e um diabo de ombro (representando tentação ) aparecem perto de um personagem. Esse conceito é ridicularizado no episódio, já que tanto o demônio quanto o anjo sugerem a Mackey que ele deveria beber a cerveja. Quando Stan diz a Kyle o que ele acha que significa um bris, um zoom dolly é usado, o que é um efeito desconcertante de cinema usado frequentemente para mostrar que um personagem está passando por uma grande realização. Os efeitos alucinógenos de certas drogas são retratados por diferentes meios. Ao inalar a maconha, o beco em que o Sr. Mackey está de repente fica muito colorido. Depois de tomar LSD, a cabeça de Mackey se infla como um balão gigante, e então, literalmente, se solta de seu corpo e flutua para longe (os meninos interagem com Mackey olhando para sua cabeça enquanto ela flutua sobre eles).

Na cena em que os garotos estão conversando com o Chef , ele sai sem responder à pergunta sexual dos garotos, dizendo com raiva: "Droga, crianças, por que eu sempre tenho que ser o único a explicar tudo isso para você? Pergunte aos seus pais por uma vez!". Isto é em referência à tendência do Chef de dar conselhos aos meninos. Enquanto as crianças estão tentando pensar em o que é a coisa mais importante para um homem, Cartman diz "presunto?", Ao que Stan responde com raiva: "Não, não é presunto, sua gordo escroto!". Esse diálogo foi usado literalmente entre os mesmos personagens em The Spirit of Christmas, o curta de 1995 que foi o precursor de South Park .

RecepçãoEditar

"Ike's Wee Wee" foi recebido com críticas favoráveis. Os críticos elogiaram especialmente o episódio por seus momentos tocantes, em contraste com o humor frequentemente empregado na série. Em sua resenha do episódio no Chicago Tribune , Allan Johnson elogiou o episódio, especialmente em comparação com os dois primeiros episódios da temporada, considerando-o um dos melhores episódios da série. Quando a série atingiu seu 100º episódio em 2003, o mesmo escritor também listou "Ike's Wee Wee" como um dos "top 10 episódios que fizeram South Park uma das mais provocantes comédias na TV". Uma critica no Pittsburgh Post-Gazettedisse disse que "no meio de todo esse humor de boca suja, há momentos que sãp tocantes", e particularmente destacou o final de "Ike's Wee Wee" como um exemplo, explicando que "tudo está bem no final, e Kyle e os meninos aprendem uma lição sobre valores familiares que até Dan Quayle aprovaria ". Em 2000, os visitantes do site Comedy Central escolheram "Ike's Wee Wee" como seu episódio favorito durante uma votação chamada " South Park e-Lections", realizada na época da eleição presidencial dos Estados Unidos naquele ano.

A fala do Sr. Mackey, "as drogas são ruins, mkay?", entrou na cultura popular. Em 2008, a fala foi referenciada por um juiz, no caso do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito Federal . Além disso, em um processo judicial relacionado à maconha em 2010 no Tribunal de Apelações de Maryland , o juiz Clayton Greene Jr. referenciou o episódio em sua opinião dissidente, chamando as palavras de Mackey de "imortais".

Curiosidades Editar

  • Neste episódio, é revelado que Ike Broflovski é realmente canadense.
  • Esse episódio sugere a cabeça do Sr. Mackey é tão grande porque ele usa seu laço muito apertado. Sem ele em, sua cabeça é do tamanho de Timmy
  • Após ser morto, Kenny aparece novamente na sala de aula.
  • Quando Kyle está se preparando para fugir com Ike, uma imagem é vista com ele e seu elefante. Esta imagem, que é quase sempre mostrado em seu quarto apartir deste episódio,é de O elefante ama um porco

A morte do Kenny Editar

No cemitério logo após o funeral de Ike, ele cai em um túmulo e é esmagado por uma lápide,Pode ser possível que Kenny tenha se ressucitado mais rapido que o costume porque Após ser morto ele aparece na sala de aula,mas é mais provável que seja um erro.

Guia de Episódios da Segunda Temporada

1. Terrance e Phillip
2. A mãe do Cartman continua uma vaca
3. Chickenlover
4. Ike Wee Wee
5. Moça do Feto Grudado
6. Sapo mexicano Olhando do Sul Sri Lanka
7. Flashbacks
8. Maldito Verão
9. Bolas de Chocolate do Chef

10. Catapora
11. Roger Ebert deveria parar com alimentos gordurosos
12. Casa na árvore
13. Dias das vacas
14.Ajude o Chef
15.Peixe Fantasmagórico
16. Feliz Natal Charlie Manson!
17.Gnomos
18.Homem Congelado Pré-Histórico

2 4118