FANDOM


Galeria de Imagens Episódio Assista o Episódio
Spookyfish
SpookyFish20

Estréia

28 de outubro de 1998

Dirigido Por:

Trey Parker

Temporada:

02

É o décimo quinto episódio da segunda temporada e o episódio 28 em geral de South Park. Foi exibido pela primeira vez em 28 de outubro de 1998 no Comedy Central.

  100px-SPW pic -- Spoiler Spoilers!!
Este artigo contém informações  que revela detalhes da trama sobre um episódio.

Sinopse Editar

A tia de Sharon Marsh, Flo, faz sua visita mensal e traz um presente para Stan : um peixe. O peixe de Stan o deixa apavorado, mandando-lhe mensagens malignas e, logo, cadáveres começam a aparecer no seu quarto. A Sra. Marsh está convencida de que Stan está fazendo a matança e começa a esconder os corpos no quintal. Os meninos descobrem que existem dois Cartmans.

HistóriaEditar

2x15 Cartman

No ponto de ônibus depois da escola, Stan, Kyle e Kenny estão discutindo o concurso de escultura de abóboras e como devem participar. Eles percebem que Cartman não está na escola novamente e se perguntam o que está acontecendo. Cartman então aparece, mas ele tem um cavanhaque. Ele diz aos outros que ele não podia ir à escola porque estava cuidando da sua mãe porque ela estava doente. Ele pergunta se ele perdeu alguma lição de casa. Os meninos ficam chocados e confusos e contam a ele sobre o concurso de escultura de abóbora e Cartman oferece dinheiro para comprar uma abóbora. Na casa dos Marsh , a tia Flo Kimble vem para sua visita mensal. Ela dá a Shelly um enorme sistema de som e dá a Stan um peixinho incomum. Mais tarde, Cartman aparece, mas sem cavanhaque. Os garotos perguntam onde está o dinheiro e ele responde com raiva, com hostilidade aberta. Na casa de Stan, os meninos começam a esculpir uma "abóbora" que Kenny comprou em uma lanterna quando Cartman chega, mas com o cavanhaque novamente. Ele mostra a Kenny como cortar de uma maneira que ele não se machuque, e então começa a cantar.

2x15 Two Cartmans

De noite, Stan coloca uma camiseta sobre o aquário para esconder as mensagens ameaçadoras que aparecem nele. O peixe parece se aproximar e Stan grita, acordando sua família. Ele encontra um cadáver no chão e grita novamente. Sharon entra e enterra o corpo no jardim acreditando que foi Stan quem fez isso. Depois de muitas outras mortes, o policial Barbrady pergunta se Sharon Marsh sabe alguma coisa sobre isso. Depois que ele olha ao redor, ela o leva cativo no porão por temer que ele leve Stan. Cartman aparece no ponto de ônibus e os garotos dizem que ele não pode estar lá - já que o Cartman de cavanhaque também está lá. Cartman fica chocado e se pergunta o que aconteceu. Os garotos então tentam levar o peixinho dourado de volta à loja de animais depois que ele mata Kenny e a Tia Flo, onde eles encontram uma porta de entrada para um mundo paralelo malvado onde os animais malvados e o Cartman de cavanhaque vieram da loja de animais.

2x15 End

Eles deixam o peixe na loja e vão para concurso de escultura de abóbora, onde eles ganham. De repente, um Stan e Kyle de cavanhaque aparecem e libertam todos os animais de estimação. Cartman explicou a eles sobre sua contraparte malvada e eles foram procurá-lo. Stan e Kyle Normal pegam o transporte para o mundo paralelo de suas contrapartes e os mandam de volta. Eles então decidem enviar o Cartman Normal de volta, já que ele é horrível. Ele então arranca o cavanhaque do outro Cartman e os meninos estão confusos. Um dos Cartman diz que ambos terão que ser destruídos, percebendo que ele é um melhor Cartman eles mandam o Cartman Normal de volta quando ele grita "Foda-se vocês!". Cartman bonzinho pergunta como eles sabiam que era ele, eles dizem que o Cartman normal nunca diria isso, ele então se revela para ser o verdadeiro Cartman de sempre e canta para os garotos que eles são "estúpidos". Randy solta Barbrady, que começa a tentar parar os animais de estimação, para os quais Sharon percebe que era o peixinho dourado de Stan o tempo todo.

ProduçãoEditar

Peixe Fantasmagórico foi escrito e dirigido pelo co-criador da série Trey Parker. Foi o segundo especial de Halloween da série. Os elementos da trama envolvendo universos paralelos e doppelgangers são uma paródia do episódio de Star Trek "Mirror, Mirror". Este episódio introduziu um mundo paralelo onde a Federação era má e cada membro da tripulação da Enterprise tinha um doppelganger maligno. O Sr. Spock tinha um cavanhaque muito parecida com os doppelgangers de Cartman, Stan e Kyle.

Usar imagens de Barbara Streisand para a "Spooky-Vision" vem do forte desgosto de Trey e Matt pela cantora-atriz (veja " Mecha-Streisand "). Esta foi também uma resposta a uma entrevista que ela teve com a revista Mirabella , onde ela comentou sobre sua interpretação no episódio acima mencionado. Ela afirmou que "eu gosto de sátira e paródia,[...] Mas eu me pergunto se programas como South Park e Beavis and Butt-head não adicionam cinismo e negatividade em nossa cultura, especialmente em crianças.".

Referências CulturaisEditar

Quando o policial Barbrady mostra fotos da mãe de Stan sobre pessoas desaparecidas, a lista inclui uma foto do ator William Shatner, conhecido por seu papel como o Capitão Kirk em Star Trek . A criatura alienígena que emerge da nave espacial no início do episódio se assemelha aos aliens xenomorph da franquia Alien .

Quando Kyle comenta sobre uma pequena bola que Kenny queria usar para um concurso de escultura de abóbora, ele diz: "Eu nunca pensei que fosse uma bolinha tão ruim. Só precisava de um terno carinho". É uma referência a uma fala similar no especial de animação do Charlie Brown, do Peanuts. A noção de animais assassinos que saem de um cemitério indígena se apropria da história de terror de Stephen King, Pet Sematary .

Sharon, que acredita que Stan está assassinando pessoas, conforta-o dizendo "Eu tenho um menino tão bom, o anjinho da mamãe". Esta é uma paródia de uma cena similar de The Bad Seed , um filme de 1956 sobre uma criança assassina e a intervenção de sua mãe. A mãe de Kenny dizendo "você estaria bêbado também se tivesse perdido o seu filho" é outra referência ao filme. A porta do armário que detém uma entrada para o universo paralelo é uma referência ao filme de terror Poltergeist de 1982 . Quando Stan coloca uma jaqueta sobre a tigela de Spookyfish e a jaqueta desaparece, esta é também uma referência ao clássico cult.

2x15 Evil versions

O episódio de Star Trek "Mirror, Mirror" tem um mundo paralelo onde cada membro da tripulação da Enterprise tinha um doppelganger maligno e Spock tinha um cavanhaque muito parecida com os doppelgangers de Cartman, Stan e Kyle.

Barbara Streisand depois de ser ridicularizada em " Mecha-Streisand ", desta vez sua imagem é estampada nos quatro cantos da tela junto com as palavras "visão fantasmagórica" ​​durante todo o episódio. Sua foto muda quatro vezes durante o show.

Os garotos zombam do doppelganger Cartman, perguntando se ele está vestido como o ator Luke Perry. Ele é mais conhecido por seu papel no original Beverly Hills, 90210 . Durante o tempo em que este episódio foi ao ar, Perry usava barba.

RecepçãoEditar

Travis Fickett da IGN deu ao episódio uma nota de 9 de 10, elogiando a "ótima cena no episódio em que os dois Cartman se encontram, e [como] parece um efeito de tela dividida mal feito - um efeito que eles mantêm por toda parte o episódio. São piadas como essa e atenção aos detalhes que diferenciam South Park nos primeiros anos. " Ele apontou como foi divertido para ele "ver Sharon enlouquecer, acreditando que os corpos que ela está enterrando são vítimas de Stanley. 'Um garoto tão bonito', ela murmura para si mesma enquanto puxa um cadáver ensanguentado pela porta." Ele concluiu comentando sobre a "clássica" cena quem é o bom?, quando os Cartmans se enfrentam ", chamando-a de" divertida, engraçada e inteligente e um dos primeiros exemplos da grandeza de South Park. "

Phil Dyess-Nugent para o The AV Club achou o destaque do episódio como sendo as cenas de Cartman, particularmente aquelas que fazem referência a Star Trek: The Original Series . Ele também gostava de uma piada envolvendo a doença de Parkinson da tia Flo , chamando-a de "uma das piadas mais aleatórias que já o derrubaram do sofá". Ele não gostava do conceito de "Spooky Vision", comparando-o à sua antipatia por " Mecha-Streisand ", um episódio da primeira temporada que também mostrava Barbra Streisand.

Curiosidades Editar

  • É o  segundo especial de Halloween da série.
  • Casa da árvore de Stan do episódio " Casa na árvore "é visto quando Barbrady foi esmagado.
  • Spooky-Vision com a Barbara Streisand nos cantos é em resposta a uma entrevista de maio 1998 Barbara Streisand teve com a revista Mirabella, onde ela comentou sobre sua aparição no episódio de South Park " Mecha-Streisand "
  • No universo paralelo malvado, Cartman é legal, Stan e Kyle são malvados, Kenny é rico e Chef é um vendedor de seguros branco e magro.
  • Este foi o primeiro episódio em que Stan usou o pijama quando estava dormindo.
  • A tia Flo tem a doença de Parkinson, uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central.
  • Uma transição entre as cenas no terceiro ato mostra a cabeça de Barbra Streisand rapidamente se aproximando da tela quando um efeito sonoro de Super Amigos é tocado.

A morte do Kenny Editar

Kenny é assassinado pelo Peixe.

Guia de Episódios da Segunda Temporada

1. Terrance e Phillip
2. A mãe do Cartman continua uma vaca
3. Chickenlover
4. Ike Wee Wee
5. Moça do Feto Grudado
6. Sapo mexicano Olhando do Sul Sri Lanka
7. Flashbacks
8. Maldito Verão
9. Bolas de Chocolate do Chef

10. Catapora
11. Roger Ebert deveria parar com alimentos gordurosos
12. Casa na árvore
13. Dias das vacas
14.Ajude o Chef
15.Peixe Fantasmagórico
16. Feliz Natal Charlie Manson!
17.Gnomos
18.Homem Congelado Pré-Histórico

2 4118