FANDOM


Primeira Temporada
South Park season 1 dvd
Capa de dvd da temporada

Estréia:

13 de agosto de 1997

Encerrada:

25 de Fevereiro de 1998

No de episódios:

13

Temporada Anterior:

N/A

Proxima Temporada:

Segunda Temporada

Primeira Temporada de South Park foi a temporada que começou tudo. Originalmente transmitido a partir de 13 de agosto de 1997 a 25 de fevereiro de 1998, a série estreou-se como a nova série animada de televisão atingido por Comedy Central South Park correu o risco de ser cancelado antes mesmo de ser exibido, devido ao desempenho negativo em testes de público, particularmente entre o feminino.

OrigemEditar

Logo após de se conhecerem na turma de cinema da Universidade de Colorado em 1992, Trey Parker e Matt Stone criaram um curta de animação chamado The Spirit of Christmas, conhecido como " Jesus vs. Frosty ". Para a produção do filme foi utilizada a técnica de animação de recortes, trazendo protótipos dos personagens principais de South Park, incluindo um personagem parecido com Eric mas chamado "Kenny", um personagem anônimo com características de Kenny e dois personagens quase idênticos com a aparência de Stan e Kyle.

Brian Grade, executivo da rede Fox e amigo mútuo da Parker e Stone, contratou-os para a produção de um curta metragem no formato de um cartão de Natal em vídeo. Produzido em 1995, o segundo curta The Spirit of Christmas e trazia mais semelhanças com o estilo da futura série. Para diferenciar os dois filmes, o primeiro passou a ser chamado de Jesus vs. Frosty, e o segundo, Jesus vs. Santa. Graden mandou cópias do vídeo para vários amigos,e a partir daí as cópias começaram a se espalhar incontrolavelmente, inclusive na Internet.

George Clooney foi relatado por ter feito 300 cópias para seus amigos, e o curta foi posteriormente considerado como provávelmente uns dos primeiros vídeos virais. Quando os curtas começaram a gerar interesse por uma possível série televisiva, Parker e Stone conceberam a idéia de um programa semelhante a South Park com quatro personagens infantis, mas planejavam chamá-lo de Mr. Hankey Show , apresentando um cocô falante chamado Mr. Hankey como o principal protagonista. Eles lançaram a idéia, mas Brian Graden rejeitou e disse, de acordo com Stone, "Eu não vou colocar um pedaço de fezes falante no meu canal". Parker e Stone adaptaram sua idéia original em um show em torno de quatro crianças na cidade de South Park, deixando Hankey de lado, mas planejando usar o personagem no futuro em um pequeno papel de apoio.

A dupla então entrou em negociações com a MTV e o Comedy Central. Parker preferiu ver a série produzida pelo Comedy Central, temendo que a MTV pudesse transformá-la em um programa infantil. Doug Herzog, executivo do Comedy Central,assistiu o curta e aprovou sua produção no formato de seriado.

DesenvolvimentoEditar

Matt and Trey in 1997

Parker e Stone reuniram uma pequena equipe e passaram três meses criando o episódio piloto, "Cartman Gets an Anal Probe" ("Cartman Ganha uma sonda anal").O episódio piloto recebeu resultados ruins das audiências de teste. Parker mais tarde admitiu que em relação à linguagem, ele e Stone se sentiram pressionados a viver de acordo com seus dois curtas anteriores e "tentaram empurrar as coisas ... talvez mais longe do que deveríamos". Em contraste, eles permitiram que os episódios subseqüentes "fossem mais naturais", focando mais em tirar sarro de assuntos considerados tabus "sem apenas jogar um monte de palavrões lá." Depois dos fracos resultados da audiência de teste, os executivos do Comedy Central não tinham certeza se queriam encomendar episódios adicionais depois de "Cartman ganha uma sonda Anal". No entanto, quando o burburinho começou a gerar na internet sobre os dois curtas originais, a emissora contratou Parker e Stone para escrever mais um episódio sem se comprometer com uma série completa até que eles tivessem visto o roteiro. Enquanto trabalhava no filme de 1997 Orgazmo, Parker e Stone escreveram o roteiro para o que mais tarde se tornaria o episódio "Ganhe Peso 4000". A dupla procurou dar aos executivos da Comedy Central uma ideia de como a série seria e como cada episódio poderia diferir dos outros. A rede gostou do roteiro, e quando Parker e Stone se recusaram a escrever outro roteiro antes de assinar pelo menos seis episódios, os executivos concordaram em se comprometer com uma série.

O Comedy Central originalmente encomendou apenas seis episódios, mas quando o show teve sucesso, eles pediram mais sete, o que Parker e Stone tiveram que produzir rapidamente. "Conjuntivite", o primeiro desses novos episódios, iria ao ar em 29 de outubro de 1997, apenas dois meses e meio após a estréia do show. Houve quatro episódios de datas comemorativas - "Conjuntivite de Halloween", "Starvin Marvin de Dia de Ação de Graças","Mr.Hankey, o cocô do natal de Natal e Rinoplastia do Tom de Dia dos Namorados" - os três primeiros foram ao ar em intervalos de três semanas, enquanto os quatro restantes foram ao ar em fevereiro de 1998.

Parker and Stone making the pilot

Stone e Parker montando um cenário para o piloto.

"Cartman ganha uma sonda Anal" foi o único episódio animado quase completamente com o tradicional papel cortado,com técnicas de stop-motion. Todos os episódios subseqüentes seriam totalmente animados por computador usando o Power Animator ou o Maya . No oitavo episódio, "Damien", grande parte das responsabilidades de desenho e animação tratadas por Parker e Stone estavam sendo delegadas a uma equipe de animadores. Este seria o único episódio à parte do piloto para receber uma TV-14 (imprópria para crianças com menos de 14 anos) em vez do habitual programa de TV-MA (inadequado para menores de idade). Parker e Stone dão crédito ao quarto episódio, "Um passeio gay no barco do Al gaysão, com o objetivo de aumentar a audiência durante o início da temporada. Eles sentiram que o primeiro especial de Natal do programa trouxe para South Park um novo nível de popularidade, e Parker disse que esse episódio "apenas popularizou tudo".


Recepção Editar

A primeira temporada de South Park foi um sucesso de audiência para o Comedy Central. "Cartman ganha uma sonda Anal" ganhou uma classificação Nielsen de 1,3, traduzindo para 980.000 espectadores, o que foi considerado alto para um programa de Tv a cabo nos Estados Unidos na época. Aumentou ligeiramente no terceiro episódio, "Vulcão", e no sexto episódio, "Morte", o show atingiu uma classificação de 1,7. A audiência continuou subindo rapidamente a partir de então, para 3,8 ("Conjuntivite"), 4,8 ("Starvin Marvin "), 5,4 ("Mr.Hankey, o cocô do natal"), 6,4 ("Damien") e 6.9 ("Mecha-Streisand") respectivamente. Isso correspondeu a um aumento para 5,4 milhões de espectadores em 3. 2 milhões de lares. O final da temporada recebeu uma classificação na faixa de 8.0 e ganhou mais de 300.000 espectadores quando foi ao ar pela primeira vez no Canadá em agosto de 1998.

Apesar dos altos índices de audiência, as críticas dos críticos de televisão para a temporada foram variadas. Tanto o Washington Post quanto o The New York Times tinham três artigos mencionando o programa, geralmente em termos de "argumentos de gosto baseados em classe". O primeiro episódio da série, recebeu críticas negativas. Brent Bozell , fundador e presidente do Parents Television Council , fez uma crítica desfavorável ao episódio, afirmando que o programa "é tão ofensivo que não deveria ter sido feito".Bruce Fretts, da Entertainment Weekly, achou que foi mal escrito e reclamou dos personagens, afirmando que "Se as piadas das crianças fossem tão quentes quanto suas bocas" e "Poderia ajudar se as crianças de South Park tivessem personalidades, mas elas são tão unidimensionais, como o show". Ginia Bellafante da Time considerou o show "desprovido de subtexto". Caryn James do The New York Times comentou que a série "consegue o melhor em pequenas piadas", mas "parece ter um futuro".

Quando "Ganhe Peso 4000" foi ao ar, muitos críticos da mídia ainda estavam debatendo a longevidade e a qualidade geral de South Park . Com a série ainda em seus estágios iniciais, o episódio continuou a chocar muitos devido ao uso frequente de palavrões. [36] No entanto, vários críticos sentiram que teve uma melhoria significativa em relação ao piloto e sentiram que isso seguiu uma direção muito mais satírica. Vários meios de comunicação descreveu o episódio, "Mr.Hankey, o cocô do natal", como um dos episódios mais populares do início da série. Muitos críticos também disseram que demonstrava a crueza e originalidade de South Park .

Devido ao seu impacto, South Park fez a capa da Rolling Stone em fevereiro de 1998, e da Newsweek em março de 1998. Foi discutido em cinco diferentes artigos do New York Times em 1998. Franck Rich do The New York Times menciona a habilidade do programa de engajar temas políticos com muito mais sucesso do que outros "e considerou que o programa" é hilariamente franco sobre fé, família e morte também "e" não é nem politicamente correto nem incorreto; está em um mapa cômico pós-ideológico diferente. " Em 2002, Jeremy Conrad da IGN escreveu em uma resenha de DVD que é raro quando uma temporada de televisão é "perfeita", mas "a primeira temporada de South Park chega bem próxima" e que "quase todos os episódios desse três discos são clássicos e cada um ainda é engraçado , mesmo depois de anos. "

Em 2008, o estudioso Stephen Groening argumentou que o programa apareceu como parte de uma reação às guerras culturais dos anos 1980 e 1990 nos Estados Unidos, nas quais questões como a maternidade de Murphy Brown , a sexualidade de Tinky Winky e os Simpsons, onde valores familiares foram amplamente debatidos. As guerras culturais, e politicamente correto em particular, foram impulsionadas pela crença de que o relativismo estava se tornando mais relevante para a vida diária. Groening explicou que South Park "fez um nome para si mesmo como rude, bruto, vulgar, ofensivo e potencialmente perigoso". Seus críticos argumentaram que Stan, Kyle, Cartman e Kenny eram maus modelos para as crianças, enquanto seus defensores celebravam a defesa da liberdade de expressão .


Prêmios e Indicações Editar

  • Annie Award 1998 Nomeação
  • 1998 Emmy Award Nomeação - "Melhor Programa Animado"
  • Prêmio GLAAD - "TV Outstanding 
  • CableACE Award 

Lançamento em Dvd Editar

A Primeira Temporada foi originalmente lançado pela Warner Home Video como três discos nos EUA em 12 de novembro de 2002. A temporada foi relançada em 29 de junho de 2005 pela Paramount Home Entertainment.A edição americana vem com embalagem Digipack, incluiu todos os treze episódios da primeira temporada, além de trailers, spots de TV, o curta " South Park de Ação de Graças" destaque em The Tonight Show With Jay Leno , o "O Holy Night" vídeo musical,entre outros. Também foi originalmente para ter os comentários áudio, mas eles não foram incluídos no conjunto final.

Episódios da temporada Editar

 
Imagens Episódios
S01e01 720

Cartman ganha uma sonda Anal

Eric Cartman , explica o pesadelo estranho que na noite anterior envolvendo visitantes seqüestrando-o . Enquanto , Kyle Broflovski e Stan Marsh tentar convencer Cartman que o sonho era realidade,ike,irmão de kyle é sequestrado pelos visitantes e eles tentam busca ele de volta.

S01e02 720

Ganhe Peso 4000

Cartman "ganha" um concurso de redação e Kathie Lee Gifford visitará South Park para conceder-lhe o prêmio

S01e03 720

Vulcão

Os meninos vão caçar com o tio de Stan,Jimbo Kern e seu amigo, Ned Gerblansky.

S01e04 720

Um passeio gay no barco do Al gaysão

Stan ganha um novo cão,mas mais tarde descobre que seu cão é gay

S01e05 720

 O elefante faz amor com um porco

Mãe de Kyle não deixá ele manter o seu novo animal de estimação, um elefante, porque é muito grande. Os meninos, portanto, vão para o Dr. Mephesto modificar geneticamente um elefante com um porco.

S01e06 720

 Morte

O avô de stan decide se matar toda hora e enquanto isso Sheila Broflovski faz um protesto contra o programa de TV Terrance & Phillp.

S01e07 720

Conjuntivite

Kenny se transforma em Zumbi na noite de Halloween,e passa o vírus para quase toda população em south park.

S01e09 720

Starvin Marvin

Um comercial convence os meninos de que é irresistível doar cinco dólares para ter um relógio "Taiko".Stan faz a ligação, usando o cartão de crédito de sua mãe,Mais ganha uma criança raquitica da Africa

S01e10 720

Mr.Hankey o cocô do natal

Por acreditar em  Mr.Hankey o cocô do natal,Kyle acaba sendo internado em um hospicio

S01e08 720

Damien

Perto do aniversário do Cartman,Damien,garoto filho dos infenos,chega como aluno na escola primaria de South Park.

S01e11 720

Rinoplastia do Tom

Enquanto o Sr. Garrison abandona a classe para uma plastica,Stan , Kyle , Kenny e Cartman competem pela atenção da Sra. Ellen, a nova professora substituta.

S01e12 720

Mecha-Streisand

Cartman e depois Kyle encontra um triangulo que faz  Barbra Streisand virar um monstro enorme.

S01e13 720

A mãe do Cartman é uma vaca

Eric Cartman está em busca de seu pai,o problema é que todos os homens da cidade de south park(e até fora) já teve relações com sua mãe













































































Imagens da Temporada Editar