FANDOM


20px-Melhor south.png Melhores Artigos

Esse artigo pertence à lista dos Melhores Artigos da Wiki South Park Archives

Southintro.png
South Park é uma série animada americana criada por Trey Parker e Matt Stone , que é transmitido no canal Comedy Central na América e vários outros canais de outros países. A série começou em 1997 e está em sua temporada 18 com mais de 200 episódios. Ele também ganhou quatro prêmios Emmy e foi nomeado para vários outros prêmios.

A série gira principalmente em torno de quatro estudantes,Stan Marsh , Kyle BroflovskiEric Cartman e Kenny McCormick , mas nos últimos anos tem apresentado uma série de outros personagens. O show também causou uma série de controvérsias do seu conteúdo, bem como a forma como ela tende a paródia pessoas e eventos.


Origens e criação

Logo após de se conhecerem na turma de cinema da Universidade de Colorado em 1992, Trey Parker e
Southpark-600-1358178324.jpg

Matt Stone(esquerda) e Trey Parker(direita), os criadores de South park

Matt Stone criaram um curta de animação chamado The Spirit of Christmas. Para a produção do filme foi utilizada a técnica de animação de recortes, trazendo protótipos dos personagens principais de South Park, incluindo um personagem parecido com Eric mas chamado "Kenny", um personagem anônimo com características de Kenny e dois personagens quase idênticos com a aparência de Stan e Kyle.

Brian Grade, executivo da rede Fox e amigo mútuo da Parker e Stone, contratou-os para a produção de um curta metragem no formato de um cartão de Natal em vídeo. Produzido em 1995, o segundo curta The Spirit of Christmas trazia mais semelhanças com o estilo da futura série. Para diferenciar os dois filmes, o primeiro passou a ser chamado de Jesus vs. Frosty, e o segundo, Jesus vs. Santa. Graden mandou cópias do vídeo para vários amigos,e a partir daí as cópias começaram a se espalhar incontrolavelmente, inclusive na Internet, onde a produção tornou-se um dos primeiros vídeos virais da rede.

Com a popularidade de Jesus vs. Santa, Parker e Stone passaram a discutir a possibilidade de transformar o curta em uma série de televisão. A Fox recusou o projeto, não querendo exibir um programa que contava com um personagem como Mr. Hankey, um pedaço de fezes falante.A dupla então entrou em negociações com a MTV e o Comedy Central. Parker preferiu ver a série produzida pelo Comedy Central, temendo que a MTV pudesse transformá-la em um programa infantil.Doug Herzog, executivo do Comedy Central,assistiu o curta e aprovou sua produção no formato de seriado.

Parker e Stone reuniram uma pequena equipe e passaram três meses criando o episódio piloto, "Cartman Gets an Anal Probe" ("Cartman Ganha uma sonda anal").South Park correu o risco de ser cancelado antes mesmo de ser exibido, devido ao desempenho negativo em testes de público, particularmente entre o feminino. Os curta-metragens, no entanto, continuavam a fazer sucesso na internet, e o Comedy Central concordou em exibir uma sequência de seis episódios.O episódio de estréia foi ar então em 13 de agosto de 1997

Ambientação e personagens

As cinco primeiras temporadas da série mostravam as façanhas de Stan Marsh , Kyle Broflovski , Eric Cartman e Kenny McCormick . No final da quinta temporada, Butters Stotch ganhou o seu próprio episódio para preparar o público para o papel mais importante que ele iria ter em temporadas sucessivas.Suas aventuras ocorrem na cidade de South Park, município interiorano fictício localizado no verdadeiro vale de South Park nas Montanhas Rochosas, Colorado. A cidade é também o lar de diversos personagens recorrentes da série, como estudantes, famílias, funcionários da escola e moradores variados, que tendem a considerar South Park um lugar tranquilo e pacato de se viver.Entre os locais de destaque no programa
Tumblr m9sxt1UNII1qbldruo1 500.jpg

Os protagonistas da série.

estão a escola de ensino médio, o ponto de ônibus, várias lojas e residências e a paisagem enevoada de Colorado, tudo baseado em locais verdadeiros da cidade de Fairplay.

Stan é retratado como a pessoa mediana do grupo,com o site oficial do programa descrevendo-o como "um garoto americano normal, comum e ambíguo". Kyle é o único judeu da turma, e sua atuação neste papel é frequentemente levada para o lado satírico. Stan foi modelado em Parker, enquanto Kyle foi baseado em Stone. Stan e Kyle são melhores amigos, e seu relacionamento, projetado para refletir a amizade entre Parker e Stone na vida real, é um tema comum durante a série. Cartman—barulhento, antipático, preconceituoso e obeso—é frequentemente mostrado como o antagonista, cuja atitude anti-semita resultou numa rivalidade progressiva entre ele e Kyle. Kenny, advindo de uma família humilde, usa o capuz de seu casaco tão apertado que cobre grande parte de seu rosto, dificultando o entendimento de suas falas. Durante as primeiras cinco temporadas do programa,Kenny morreu em praticamente todos os episódios, retornando no episódio seguinte como se nada ou quase nada tivesse acontecido. Ele foi excluído da sexta temporada em 2002, reaparecendo no último episódio daquele ano. Desde então, a prática de matar Kenny raramente é usada pelos criadores do programa. Durante os primeiros 59 episódios de South Park, os garotos permaneceram na terceira série do ensino básico. No episódio "4th Grade" da quarta temporada (2000), eles passaram para a quarta série, permanecendo nela desde então.

Os enredos são motivados por eventos que vão desde o lugar comum até o sobrenatural e extraordinário, que costumam atingir a cidade com frequência. Os meninos muitas vezes agem como a voz da razão quando tais eventos provocam pânico ou comportamento incongruente entre a população adulta, que é comumente mostrada como irracional, crédula e propensa à vociferação.Os meninos costumam confundir-se também com as atitudes contraditórias e hipócritas de seus pais e outros adultos, considerando-os como tendo uma visão distorcida em relação à moral e sociedade

Exibição de South park no Brasil

No Brasil, South Park começou a ser exibido no dia 20 de julho de 1998, uma segunda-feira a partir da primeira temporada. Levando em conta o sucesso que a série estava tendo no Multishow, dois meses depois, no dia 15 de setembro de 1998, uma terça-feira a MTV começou a exibir a série também desde a primeira temporada. Tanto no Multishow quanto na MTV a série era exibida na versão legendada e cada canal tinha sua legenda. No dia 28 de Maio de 2002 a MTV parou de exibir a série definitivamente, terminando na segunda reprise da quinta temporada, o Multishow continuou com a exibição. No dia 20 de novembro de 2006 o Multishow exibiu a série já sabendo que não haveria novos episódios na programação, terminando no último episódio da nona temporada. Em 2002, algum tempo depois de a MTV parar de exibir South Park, o canal Locomotion começa a exibir desde a primeira temporada, mas desta vez, em uma versão dublada feita em Miami, de qualidade duvidosa. Em 2005 o canal Locomotion encerrou suas atividades no Brasil, e dublou ao todo sete temporadas completas da série, porém, dos 15 episódios que contém na sétima temporada, apenas 10 foram exibidos na Locomotion, e cinco nunca foram ao ar apesar de estarem dublados. Em 2006, o canal VH1 que estreou no Brasil dia 21 de Novembro de 2005, comprou da extinta Locomotion os episódios dublados e exibiu as sete temporadas rapidamente, inclusive os raros episódios nunca exibidos em versão dublada. Em uma época o Multishow exibiu apenas South Park nas Terças Feiras ás 4:30 da madrugada, em uma versão "light" que não contém palavrões nas legendas, e nem conteúdo impróprio nos episódios, de uma temporada de 14 episódios, apenas de 8 a 12 são aproveitados. A série foi retirada definitivamente do canal. Porém, o canal VH1 exibe com orgulho a série em sua versão dublada, Até que em 2012 a versão brasileira do Comedy Central estreiou no Brasil e teve todos os direitos da série,exibindo na criticada versão dublada.Em outubro de 2013,a Viacom(que tem os direitos de Southpark) retirou a serie a VH1 e da CC para ficar na nova Mtv.

  • Multishow - Exibiu nove temporadas completas na versão legendada
  • MTV - Exibiu cinco temporadas na versão legendada
  • Locomotion - Exibia sete temporadas completas na versão dublada,vendeu para o canal VH1 após fechar sinal no Brasil
  • VH1 - Exibe temporadas na versão dublada, (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª,7ª,8,9,10ª ,11ª, 12ª 13ª e 14ª) sete compradas do Locomotion e deu continuidade em 2012 a Comedy Central estreiou para o Brasil,A VH1 compra as temporadas recentes mais exibe mais atrasado,perdeu os direitos para Mtv
  • Comedy Central - Exibe as temporadas da série dublada perdeu os direitos para Mtv.Em Fevereiro,a série voltou para o canal com a 17 temporada.
  • Nova MTV - Exibe todas as temporadas dubladas. 

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória